ASSISTENTE EM COMPRAS E NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES DE PRODUTOS OU SERVIÇOS
Planejamento, Administração, Organização e Negociação
Planejamento, Administração, Organização e Negociação
Técnicas e ferramentas para o processo de planejamento, administração e organização do setor de compras, para obter melhores resultados para as empresas. Fatores do Desenvolvimento da Função Compras, Portais de Compras, Administração de Materiais e a Terceirização e Avaliação de Fornecedores, bem como as principais técnicas de negociação com fornecedores de produtos e/ou serviços.
Este curso foi estruturado visando atender à demanda das empresas em profissionais capacitados e qualificados na área de Compras. Por isso, seu conteúdo é totalmente prático e aplicado ao mercado em dois módulos:
1) Capacitar Profissionais na área de Compras atendendo à demanda do mercado, promover aos participantes uma visão atualizada das atividades de compras, com exposição de técnicas e ferramentas necessárias para o processo de planejamento, administração e organização do setor.
2) Capacitar os participantes com técnicas e ferramentas utilizadas no Planejamento e na Realização do Processo de Negociação, visando atingir resultados efetivos.
Profissionais que atuam em empresas industriais, comerciais ou de prestação de serviços, nos setores de Compras, Logística, ou outros setores de Suprimentos, que necessitem desenvolver, ampliar ou atualizar seus conhecimentos. Pessoas que pretendam iniciar suas atividades nesta área, ou que eventualmente já atuem, mas tem pouca experiência e necessitem desenvolver conhecimentos e capacidade técnica.
02/04/2024 a 05/04/2024
09:00hs as 12:00hs
1) ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS, MATERIAIS E FORNECEDORES
Importância da área de compras nas empresas.
A participação no capital investido da empresa.
Saber comprar: Fator determinante na competitividade.
Estratégia: Posicionamento e Competitividade.
O Impacto na Lucratividade com a Redução na Compra de Materiais e Serviços.
As responsabilidades dos Compradores.
A integração da área com os outros departamentos.
A função Compras
Qualificação de Compradores.
Objetivos da função Compras
Tecnologias Aplicadas ao Sistema Compras | E-comerce
O sinal da demanda:
Solicitação de Compras,
MRPII, JIT,
Ponto de Pedido,
Vendedor door to door,
Contrato de Fornecimento.
Acompanhamento das entregas:
Follow-up.
SCM – Supply Chain Management.
Centros de Serviços: Compras centralizadas.
A integração da Administração de Materiais com a Organização e Processos.
Os desafios dos Gestores na Gestão dos Estoques.
Curva ABC de Estoques.
Tempo de Ressuprimento = TR.
Ponto de Pedido.
Estoque Mínimo.
Estoque de Segurança.
Fator K de Segurança.
Lote Econômico de Compras - LEC
Fatores da Terceirização nas Empresas.
Casamento Perfeito – Cliente x Vendedor.
Lições aprendidas.
Definição da Atividade a ser Terceirizada.
Seleção dos Fornecedores.
Avaliação e Acompanhamento da Parceria.
Critérios para Seleção de Fornecedores.
Custo Mark-up de Produtos/Serviços: Varejo e Indústria.
A Importância da Classificação de Fornecedores.
O critério preço não é o único importante na determinação dos lotes de compra.
Os critérios para o ranqueamento dos fornecedores: Qualidade; Pontualidade no fornecimento e Parceria.
Política para os fornecedores.
EXERCICIOS PRÁTICOS
2) TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO E NEGOCIAÇÃO COM FORNECEDORES
Definição de Negociação.
A Evolução das Técnicas de Negociação.
Snake Oil Seeling ( Vendendo cobra e óleo).
Pyramid Selling ( Vendas em Pirâmide).
Técnica SPIN.
A Teoria da Ganha-Ganha: Ganha-Perde, Perde-Perde, Ganha-Ganha: Qual a melhor maneira de fechar um negócio em que ambos saiam ganhando?
Negociação, Casamento e Família: Quais as dificuldades e aprendizados.
Tempo, Informação e Poder: O segredo para o sucesso da Negociação.
A Comunicação Formal, Informal, Internet e Comunicação não-violenta nas Negociações.
Os canais de Comunicação: Auditivo Visual e Cinestésico:
A Técnica do Rapport (espelhamento) nas Negociações
As Habilidades do Negociador: Escutar na essência, Empatia, Resiliência, Relacionamento Interpessoal, O olhar, O uso do celular e suas tecnologias, Calma nas decisões.
Técnicas de Negociação pelo telefone.
Os participantes do Processo de Negociação: Ritmo e Atitude.
Planejamento, Metas e o segredo da “gordura”.
A Técnica do Minimax.
Nem sempre a melhor negociação e o preço do produto/serviço.
Timing da Negociação.
Estratégias de Negociação.
Clima e Local.
Método Harvard de Negociação – Usando o BATNA nas negociações.
Introdução ao estudo da Linguagem Corporal.
DINÂNICAS DE GRUPO E EXERCÍCIOS PRÁTICO