SOLUÇÃO ALTERNATIVA DE CONFLITOS

SANTIAGO DE CHILE

A mediação e arbitragem no Chile são exemplos para os países do Mercosul com sua modernidade e desenvolvimento. Desde 2004 os Tribunais de Família já tratam das formas alternativas de resolução de conflitos com afinco e dedicação, tendo definições constantes na legislação criando um paradigma efetivo para os trabalhos em uma das áreas que mais se beneficiam ao escaparem do litígio.

Público

Qualquer interessado no assunto.

Data

04/03/2019 à 08/03/2019

Horário

09:00 ás 17:00 horas

Local
Universidad de Talca - Calle Quebec, 415 - Providencia - Santiago - Chile

Incluso

Material Didático


Plantão Tira Dúvidas

Certificado

Coffe-Break

Conteúdo Programático

SOLUÇÃO ALTERNATIVA DE CONFLITOS 
(Organização: Fernando Fita; Adriano Moreira; Fernanda Lima; Thereza Nahas, e; Rodrigo Palomo) 

Em parceria com a Sodepe

SANTIAGO DE CHILE

4 A 8 DE MARÇO 2019 

Curso com certificação internacional

A mediação e arbitragem no Chile são exemplos para os países do Mercosul com sua modernidade e desenvolvimento. Desde 2004 os Tribunais de Família já tratam das formas alternativas de resolução de conflitos com afinco e dedicação, tendo definições constantes na legislação criando um paradigma efetivo para os trabalhos em uma das áreas que mais se beneficiam ao escaparem do litígio.

Com a experiência adquirida nesta área, os demais ramos do direito quando a legislação permitiu a resolução de conflitos de forma alternativa, não só entraram de cabeça, como criaram mecanismos inovadores para a sua utilização, a exemplo da Dirección del Trabajo que permite solicitar uma intervenção para mediação diretamente de seu site!

Já a Universidad de Talca, surgiu em 1981 da fusão da Universidad de Chile e da Universidad Técnica del Estado (UTE) e possui um avançado núcleo de estudos chamado Mecanismos alternativos de resolución de conflictos como herramienta de modernización de la justicia. Construcción dogmática a partir de un análisis multidisciplinario (MASCChile) para desenvolver mais o tema e criar um arcabouço acadêmico para as inovações trazidas pela legislação chilena ao incorporar a as formas alternativas de resolução de conflitos em seu Ordenamento.

A Universidade também oferece o curso de graduação em Mecanismos de Solución de Conflictos: Negociación, Conciliación, Mediación y Arbitraje e possui campi nas cidades de Talca, Curicó, Colchagua, Santiago e Linares.

Apesar de termos a previsão legislativa trazida pelas novas leis e principalmente pelo Novo CPC, para as práticas das soluções alternativas, não temos desenvolvida nossa cultura para a utilização efetiva destas ferramentas. O compartilhamento das experiências nos permite ampliar os horizontes. Ademais, a legislação permite a prática sem necessariamente ter a presença de advogados.

 

Temas a serem discutidos

 

 

Visitas a centros especializados na cidade de Santiago

As sessões teóricas se realizarão no Edificio de Extensión y Postgrados, Campus Santiago, Universidad de Talca (Calle Quebec 415, Providencia).

Com a confirmação do curso, não haverá devolução dos valores pagos em virtude das taxas administrativas com as contratações dos professores.

O curso será confirmado com a participação mínima de 30 inscritos e máxima de 50.

Caso não haja confirmação do curso, o valor da matrícula será devolvido.

O valor da inscrição inclui: aulas, visitas (se confirmadas), material de apoio e certificação internacional.

Não estão inclusos alimentação, transporte e hospedagem.

A desistência do curso não implicará em devolução do valor pago. 

Condições e preços especiais para alunos da FNMC e para participantes do evento de Valência.

Mais informações em: http://www.fnmc.com.br/curso-de-mediacao-solucoes-alternativa-de-conflitos/

Palestrante

Generic placeholder image
Adriano Jannuzzi Moreira
Graduado em Direito pela UFMG. Especialista em Direito Tributário pela Universidade Gama Filho. Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos. Doutorando em Direito junto a Universidade Museo Argentino. Possui MBA em Gestão de Negócios pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais. Especialização Internacional na UPC Universitat Politécnica da Catalunha no curso de Gestion Integrada de Prevencion, médio Am. Professor da Faculdade Arnaldo. Professor convidado da Pós-Graduação lato sensu PUC/MG. Advogado responsável pelo contencioso e consultoria trabalhista do Santos Moreira Advogados Associados. Controller Jurídico do Grupo Bel - Distribuidor Iconic Lubrificantes (Texaco). Membro fundador do IBGPAT – Instituto Brasileiro de Gestão de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Consultor nas áreas de avaliação e desempenho da gestão empresarial e manejo avançado de crises. Juiz Classista junto ao TRT3 de 1996 a 2002. Autor de livros e artigos.